WIKI na Educação


O presente capítulo visa apresentar um panorama da pesquisa relacionada ao tema. Neste sentido apresenta e analisa vários casos de uso, bem como algumas pesquisas realizadas na área; apresenta algumas vantagens e desvantagens do wiki e apresenta o objetivo geral, os objetivos específicos e questões de pesquisa. No final, são apresentados os objetivos e as questões de pesquisa.
Casos de usos de wiki
Vários casos de uso citam vantagens e dificuldades no uso de wiki. À luz dos critérios de aprendizagem colaborativa apresentados na seção 2.4, iremos analisar alguns casos de uso, baseando em critérios como situação, processo e interação, efeitos avaliados e concluindo por meio de considerações gerais.
Wiki no ensino de tecnologia educacional 

Situação: Professor Wicks usando wiki com alunos de tecnologia educacional de um curso online da Seattle Pacific University’s utilizando o sistema Módulo Teams LX 2.7 em CMS Blackboard. A primeira tentativa do Professor Wicks foi frustante: ele ofereceu pontuação extra para alunos que voluntariamente criassem ou alterassem tópicos sobre termos na área de redes, porém somente 2 de 20 alunos participaram. Em uma segunda tentativa, mais bem sucedida, ele mudou de estratégia, tornou a participação obrigatória e dividindo o curso por etapas e equipes na primeira semana de aula. Note que a primeira tentativa não tinha um nível de colaboração baixa: o contrato era com o professor e não estabelecia nenhum contrato de trabalho horizontal entre pares; nota-se também na primeira tentativa uma alta divisão de trabalho vertical .
Processo e Interação: A primeira etapa consistia no desenvolvimento de um contrato entre os membros da equipe, que regulava condutas e compromisso e um objetivo comum. Em outras etapas, cada membro fornecia suas opiniões sobre um assunto e em outras cada equipe fazia a revisão do trabalho da outra.
Casos de usos de wiki 55 feedback para que cada participante refletir e melhorar seus produtos. Cada equipe tinha uma pasta separada no ambiente e também tinham outras ferramentas auxiliares como fórum de discussão e bate-papo; note que estas ferramentas garantiam dois processos essenciais na interação colaborativam, respectivamente: negociabilidade e sincronismo.
Efeitos avaliados : Em cada etapa, cada aluno tinha uma nota de avaliação de grupo e outra individual. Com o recurso de histórico, detectava-se facilmente as contribuições de cada trabalho, servindo para expor inadimplentes e fazendo com que alunos se auto-regulassem.
Considerações gerais: Na aplicação em 25 equipes aplicadas, somente 1 reportou uma experiência negativa. O risco de um aluno desenvolver todo o trabalho foi eliminado, uma vez que o acesso aos documentos do grupo é totalmente democratizado e as contribuições são facilmente medidas, indentificando quem, quando e como contribuiu.

Wiki na escola primária
Situação: Profa. Désilets e Profa. Paquet  usando wiki próprio 1 para criação de histórias infantis em uma turma de primeiro grau (4 a 6 anos) em horas em extraatividade na escola Côtedu-Nord no Canadá. A intenção era ensinar a escrever histórias não-lineares, ligadas por hiperlinks, praticar a composição de texto, desenvolver a lógica matemática por meio de sequenciamentos complexos de páginas. A maioria dos alunos preferiram formar grupos de 2 a 5 participantes, mas alguns preferiram trabalhar sozinhos.
As histórias eram do tipo “escolha sua própria aventura”, procurando utilizar os recursos de ligação entre páginas para desenvolver várias narrativas possíveis para uma história. O objetivo principal da pesquisa foi avaliar como crianças podem usar uma ferramenta wiki para trabalhar coletivamente para criar uma história.
Processo e interação: o estudo de caso foi aplicado em 6 sessões de 90 minutos cada e dividido em 2 fases: desenho da história e composição da história. Na fase de desenho da história, foi solicitado que alunos criassem um cenário e um mapa, este era semelhante a um mapa conceitual, onde os nós representam os lugares e as ligações as ações para os personagens mudarem de um lugar para outro. Como exemplo, foi mostrado para os alunos um exemplo real de uma história previamente desenvolvida pelos alunos do semestre anterior. Na fase de composição da história, cada turma utilizou o
mapa para desenvolver uma página representando cada lugar e os links representando as ações tomadas para ir a um lugar ou outro. O desenvolvimento da história foi realizado presencialmente, com alunos individualmente ou em pares. Não houve necessidade de 1O wiki utilizado foi criado pelo National Research Council of Canada e é disponível em http://lizzy.iit.nrc.ca/
 
Vantagens do uso de wiki 57 eleger um líder, este emergiu naturamente, conforme perceberam a necessidade de um coordenador que tivesse uma idéia do todo e ajudasse a manter a coerência da história.
Efeitos avaliados: O mapa ajudou a coordenar e desenvolver um objetivo comum e facilitou a divisão de trabalho. Times grandes ou pequenos não tiveram grande diferenças de desempenho. Ocorreram muitas dificuldades técnicas, como criar links ou publicar figuras, mas sempre havia um ou outro com mais habilidade que logo ajudavam os demais colegas com mais dificuldades.Wiki se mostrou vantajoso na fase de composição da história, onde alunos puderam trabalhar de forma paralela, alguns conflitos ocorreram quando dois ou mais participantes queriam editar a mesma página, mas tais conflitos não duraram mais do que 30 minutos.
Note que neste caso, o wiki foi utilizado como ferramenta virtual para apoio
presencial e que apesar disso, foi fundamental para que participantes pudessem trabalhar simultaneamente no mesmo documento. A interação foi intensamente colaborativa: houve interatividade presencial, negociação para determinar os caminhos da história e alta sincronicidade, já que a interação entre os agentes foram presenciais e o feedback era imediato. Por outro lado, a divisão do trabalho poderia ser alta, quando cada participante pegava para si uma página exclusiva, caracterizando um trabalho mais cooperativo do que colaborativo.
Vantagens do uso de wiki
Baseado na pesquisa dos vários casos de uso, a seguir condensamos as principais vantagens de wiki, levando em conta a mídia eletrônica como nova estrutura estrutura de comunicação do conhecimento.
Criticabilidade: Como todo participante pode potencialmente revisar o conteúdo coletivo, há um incentivo à reconstrução do texto. O aluno passa a não ser mero leitor, mas também um escritor que pode ativamente criticar e contribuir com a (re)construção do texto. Onipresença: Todos membros da equipe podem ter acesso facilitado ao conteúdo em qualquer horário e em qualquer lugar. É como se o mesmo texto estivesse virtualmente ’presente’ em qualquer lugar que se tenha acesso à Internet e um navegador. Isto evita a sobrecarga de outros meios de comunicação, como o correio eletrônico, facilitando o trabalho em equipe.
Auditabilidade : Todo o histórico de modificações dos textos podem ser revistos caso haja necessidade, permitindo também consultar quando, quem e como cada usuário contribuiu com conteúdo. Esta é uma característica muito importante para 3.3 Problemas e desafios de uso de wiki 58 a avaliação, pois pode-se identificar exatamente quais alunos criaram ou alteraram parte do texto.
Robustez : Evita a prática de envio de arquivos através de e-mail, evitando duplicações, perdas por falhas de envio ou por filtros de spam mal-configurados. Desta forma, não há necessidade de enviar cópia toda vez que o trabalho é alterado. Alunos citam a perda de trabalhos quando armazenam em disquetes ou pen-drives, com wiki isso é evitado.
Durabilidade: Há atualmente muito retrabalho e pouco reaproveitamento de informações, os trabalhos geralmente são engavetados ou esquecidos em uma pasta de um computador. A colaboração não termina ao longo das atividades de uma turma, ou seja, outra turma seguinte pode dar continuidade nos trabalhos desenvolvidos por uma turma anterior;
Unicidade : Como todos trabalham no mesmo documento, não há necessidade de adicionar números artificiais para controle de versão de cada documento. Todos trabalham no mesmo documento de forma centralizada, para revisar todos devem ler o documento por inteiro, estimulando a coesão do grupo e o espírito de equipe.
Compartilhamento : Trabalhos eletrônicos disponíveis publicamente e com licenças menos restritivas 2 são mais fáceis de serem compartilhados e assim reusados. Facilita a disseminação de informações, permitindo que a interação de escritoresleitores não somente dentro da instituição de ensino mas também com outras disciplinas e outras instituições.
Problemas e desafios de uso de wiki
Além dos benefícios, surgem vários desafios a serem enfrentados para alcançar um uso bem sucedido de wiki. A seguir, apresentamos os vários problemas enfrentados no uso de wiki, baseado nas análises dos vários estudos de casos.
Dificuldades em lidar com licenças: Em geral, um wiki realiza seu papel fundamental quando os usuários interagem e quando ocorre colaboração, por meio de críticas, complementação, etc. Para que isto ocorra de forma eficiente, é necessário que o autor original libere seu conteúdo sob uma licença permissiva. Professores têm dificuldades de compreender e aplicar as licenças.
2Creative Commons são exemplos de licenças que permitem o compartilhamento de conteúdos mais livremente, veja http://www.creativecommons.org.br para mais informações.
A oficina wiki
Para compreender melhor o estudo de caso, é apresentado a seguir o cronograma aplicado e as estratégias pedagógicas inerentes ao planejamento.
A oficina ocorreu durante os meses de setembro e outubro de 2007 e seguiu o seguinte cronograma:
Aula 1 - Primeira aula presencial: durou 3 horas e foram realizadas as seguintes atividades: apresentação da turma e do programa da oficina, introdução ao wiki, cadastro e operação básica do ambiente wiki, divisão dos grupos e definição dos temas de pesquisa. Como atividade a distância ficou combinado para cada grupo desenvolver um texto colaborativo no wiki, ou seja, cada um ficou de contribuir em uma parcela da edição sobre o tema.
Aula 2 - Segunda aula presencial: durou 3 horas e foram realizadas as seguintes atividades: avaliação das atividades realizadas na semana anterior e continuação da operação do ambiente wiki. A atividade da semana foi a construção de uma história colaborativa envolvendo o tema.
Aula 3 - Primeiro encontro a distância: durou 2 horas e foi realizada
através de bate-papo por meio do AVA Moodle 1. Neste encontro, apresentamos o relatório da participação da semana anterior e tiramos dúvidas das atividades da semana seguinte. A atividade da semana foi o aprofundamento do primeiro texto colaborativo sobre o tema.
Aula 4 - Segundo encontro a distância: durou 2 horas e através de batepapo por meio do AVA Moodle. Além do relato da avaliação da semana e tira- 1Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle - disponível em http://www.moodle.org
 
Ferramentas utilizadas
Antes de apresentarmos e analisarmos os dados coletados, iremos apresentar as ferramentas utilizadas na oficina wiki:
Ambiente Virtual de Aprendizagem: o AVA Moodle foi adotado para possibilitar a interação síncrona (bate-papo) e discussões (fóruns). Apesar do mesmo já possuir um módulo wiki interno, este não foi adotado, uma vez do mesmo não ter as funcionalidades que necessitamos, tais como controle de histórico e edição de slides. O AVA foi hospedado pela própria Faculdade de Educação, disponível somente para alunos cadastrados e devidamente inscritos.
AmbienteWiki: a ferramenta wiki adotada foi o TWiki 3, que foi escolhido devido 2http://aprender.unb.br
Disponível em http://www.twiki.org
 
Conclusão:
Wiki é uma ferramenta útil e viável Apesar dos problemas de falta de acesso a Internet, dificuldades técnicas e culturais, a maioria dos alunos consideraram a ferramenta como sendo útil e viável .

No Response to "WIKI na Educação"

Postar um comentário