Atividade 2.10 - Registro digital da experiência



Projeto Interdisciplinar

I – Apresentação

Tema: Um Resgate a História de Araxá       

Área de Conhecimento: Artes, História, Língua Portuguesa e Informática
Eixo Temático: Educação, Cidadania e Justiça
Responsáveis: Professores das disciplinas envolvidas
Período: Um bimestre
Público - Alvo: Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental (29 alunos)

II - Justificativa:

Este projeto visa resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local, envolvendo os alunos, professores e toda comunidade escolar. Através da pesquisa pretendemos oferecer um espaço de troca, de construção, de organização coletiva e principalmente de apropriação e reconstrução da cultura. Por serem reconhecidamente os espaços que abrigam o patrimônio cultural do nosso município, escolhemos os museus de Araxá como fonte de pesquisa e estudo. Acreditamos que as visitas aos museus vão promover situações de aprendizagens significativas aos alunos. O estudo do passado permite compreender as manifestações culturais do nosso povo, favorecendo a compreensão do presente e a multiplicação dos laços culturais entre as novas gerações.
Temos a proposta de estimular nos alunos, o desenvolvimento intelectual, as capacidades de leitura das imagens, escrita, interpretação de textos verbais e não-verbais e a utilização da internet na sala de aula.

III - Objetivo Geral:

Conhecer a Arte, a Cultura e a História de Araxá através dos museus da cidade.

Objetivos Específicos:

▪ Buscar e saber organizar informações sobre a cultura local em contato com a arte e com nossos artistas;
▪ Ampliar a ação pedagógica ocupando espaços diferentes: museus e fundações culturais;
▪ Expressar e representar idéias, emoções, sensações por meio da articulação de poéticas pessoais, desenvolvidas através das linguagens artísticas;
▪ Identificar os múltiplos sentidos na apreciação de imagens;
▪ Utilizar códigos não lingüísticos: formas, cores, sons, e gestos;
▪ Produzir textos informativos e dissertativos;
▪ Ampliar o vocabulário e melhorar a ortografia;
▪ Conhecer a história de Araxá através da arte presente nos museus;
▪ Utilizar os recursos da internet/web (pesquisa, edição de hiperlinks e produção do Blog);
▪ Saber editar imagens e fotografias para montagem de filmes no Windows Movie Maker ou Impress.

IV – Metodologia:

Oficinas programadas semanalmente com os alunos nas áreas dos conteúdos específicos.

Etapas:

1ª Etapa:
Linguagem oral.
Sensibilização: Em roda apresentar cartões postais da cidade e conversar com os alunos sobre o projeto. Discutir com eles as etapas que precisam ser desenvolvidas. Fazer levantamento de hipóteses: * Quem conhece a história de Araxá? O que vocês conhecem da nossa história?
* Quem já visitou os museus da cidade? Quais artistas araxaenses são conhecidos por vocês?
* Quais locais precisam ser visitados para atingirmos os objetivos do projeto?
Apresentar o vídeo:
2ª Etapa:
Pesquisa orientada na internet/web.
Os alunos deverão pesquisar nos sites orientados pelos professores.
Selecionar através do google imagens, cenas das obras de Calmon Barreto, artesanato local, acervo dos museus e outras imagens que acharem interessantes. Salvando em mídias externas.

3ª Etapa:
História, Cultura e Arte de Araxá.
Orientar os alunos sobre o uso correto da máquina digital.Visitar os pontos escolhidos e registrar os momentos com textos informativos e dissertativos.
Coletar imagens e informações através de um diário de bordo.
Na sala de aula fazer produções plásticas (desenhos, pinturas e colagens).

4ª Etapa
Utilização da mídias.
Seleção da imagens e fotos digitalizadas.
Roteiro para iniciar a montagem do filme.
Produção do filme.
Publicação do filme no Youtube.

5ª Etapa:
Varal Literário.
Criar um panfleto sobre a história de Araxá e expor o trabalho em forma de varal literário nos transportes circulares urbanos em parceria com a Empresa Vera Cruz.
Divulgação dos panfletos nos ônibus urbanos.

6ª Etapa:
Percepção e Sensibilidade Estética.
Será providenciada a revisão estética do material produzido, a seleção de músicas e temas que serão utilizadas como fundo na exibição das apresentações.
Promover uma exposição com o material produzido e coletado.

7ª Etapa: (Todas as disciplinas)
Criação de Blogs.
Após todo material de estudo coletado e as oficinas realizadas durante as aulas, promover a interatividade entre os alunos e a comunidade escolar através da criação de blogs construídos pelos próprios alunos (divididos em grupos).
Disponibilização do endereço dos blogs.

V – Cronograma:

Visitas aos locais programados com os alunos.
Aulas semanais dos diversos conteúdos que serão trabalhados nas várias áreas de conhecimento com seus objetivos específicos a serem atingidos.
Idas ao Laboratório de Informática para o desenvolvimento das atividades propostas.
Reuniões utilizando o módulo II com a equipe multidisciplinar para análise das competências trabalhadas com os alunos.

VI – Recursos Humanos:


Prof. de Artes

Prof. de História
Prof. de Língua Portuguesa
Prof. de Informática

VII – Recursos Materiais

Livros, revistas, jornais, CD-ROM, vídeos, músicas, maquina digital, data show e internet.
Imagens/obras de arte (desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e artesanatos).
Folhas chamex, cartolina, giz de cera, lápis de cor , tintas guache, cola e tesoura.

VIII – Recursos Financeiros

Serão orçados os gastos com transporte, revelação de fotos para exposição fotográfica, impressões dos panfletos, materiais de divulgação através da construção de cartazes. Serão buscados patrocinadores.

IX - Monitoramento e Avaliação

O monitoramento e a avaliação serão processuais e contínuos através da participação dos alunos. Cada atividade deverá ser pontuada através de autoavaliações coordenadas pelos professores. O blog receberá a pontuação maior.

X – Considerações Finais


Apesar de todas as dificuldades e percalços que rondam a nossa fragilidade, existe um caminho, através do nosso potencial criador que, se explorado, pode nos levar a uma existência mais fértil e digna, em que o sofrimento e a luta são fatores pertinentes e, até mesmo, motivadores de um objetivo mais elevado. Se não podemos escapar de nossa condição, nos é, entretanto permitido transcendê-la – e uma das vias possíveis é a educação.
As dificuldades não desaparecem se não se modificam as condições, se não se criam situações diferentes e novas.

XI – Referências Bibliográficas

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
INFANTE, U. Do texto ao texto. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1992.
LIMA, G. T. N. Das águas passadas à terra do sol: ensaio sobre a história de Araxá. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 1999.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.;GUERRA, M. T. Didática do ensino de arte - A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
RAMAL, Andrea Cecilia. "Internet e Educação" in Rio de Janeiro: REVISTA GUIA DA INTERNET.BR, Ediouro, no 5., 1996.

Sites para pesquisa:


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1 Response to Atividade 2.10 - Registro digital da experiência

25 de agosto de 2010 às 18:51

Adorei seu trabalho interdisciplinar. Ainda mais falando de Araxá, que é uma cidade linda... adoro este lugar... transmite muita paz...
Bom trabalho.

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