Trabalho por projeto - História de Vida


I – Apresentação

Tema: História de Vida – PAI

Área de Conhecimento: Filosófia, Língua Portuguesa e Informática

Eixo Temático: Educação, Cidadania e Justiça

Responsáveis: Professores das disciplinas envolvidas

Período: Um bimestre

Público - Alvo: Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental


II - Justificativa do Tema: Este tema é a interação das aulas de Filosofia, Língua Portuguesa e Informática Educativa, resgatarem valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança, conhecendo a história de vida da sua família, estabelecendo assim uma integração entre família e escola.

Temos a proposta de estimular nos alunos, o desenvolvimento intelectual, as capacidades de leitura das imagens, escrita, interpretação de textos verbais e não-verbais e a utilização da internet na sala de aula

III - Objetivos:

- Diferentes estruturas ou organizações familiares, não havendo padrões ou modelos.

- Diferenças de hábitos e costumes de acordo com a origem das famílias.

- As atividades realizadas pelos membros da família, como trabalho, lazer e tarefas domésticas.

- A ideia de cotidiano na construção da sua história particular.

- Que cada pessoa é única e especial em sua individualidade.

- Percebendo-se como indivíduo e como membro de um grupo familiar.

IV - Atitudes dos alunos:

· Comprometimento com a coleta de material;

· Envolvimento do aluno com a família – avós, tios e mãe;

· Responsabilidade e cuidado com o material;

· Observar a música predileta do pai;

· Desenvoltura na gravação da fala;

· Carinho e dedicação na produção do filme;

Entusiasmo com o resultado final do filme.

V - Metodologia

(Filosofia): A família que tenho

- Passar o clipe: TUA FAMÍLIA. Após assistirem conversar sobre: O que este clipe me fez pensar?

- Distribuir a cada aluno uma folha de papel e lápis. Solicitar que façam um traço no meio da folha, escrevendo de um lado “A família que tenho” e, do outro, “A família que gostaria de ter”.

- Pedir que descrevam, individualmente, sua família real e a desejada, nos locais correspondentes. Tempo.

- Formar subgrupos para discussão dos seguintes pontos: - Que pontos em comum eu encontro entre a família que tenho e a que gostaria de ter? - O que há de semelhante entre a família que tenho e as dos demais componentes do subgrupo?

- O que há de semelhante entre a família que eu e meus companheiros gostaríamos de ter? - O que é possível fazer para aproximar a família real da família ideal?

Avaliação da dinâmica: Pedir aos alunos que registrem o que sentiram durante a discussão.


Metodologia

Informática Educativa:

1º Passo: Resgatar através de fotos a história de sua família, especialmente do seu pai.

2º Passo: Coletar fotos reveladas avós, tios e parentes.

Com as fotos em mãos o aluno reflete sobre o modo de vida, vestuários, os brinquedos e o estilo visual de algumas décadas atrás.

3º Passo: Digitalizar as fotos reveladas.

4º Passo: Criar em sala de aula, uma poesia com a professora de Língua Portuguesa.

5º Passo: Digitar no Writer a poesia para melhor leitura na gravação.

6º Passo: Selecionar a música predileta do pai no formato .mp3.

7º Passo: o Aluno junto com a professora de Informática irá gravar a fala da poesia, utilizando o programa Audacity. Será feito uma mixagem entre a música escolhida e a gravação da poesia.

8º Passo: Montagem da sequência das fotos com efeitos para o desenvolvido do filme no Windows Movie Maker.

9º Passo: Concluir o filme com o áudio da mixagem ,junto com as fotos no programa Windows Movie Maker.

10º Passo: Gravar no CD ROM para presentear o seu pai, utilizar etiquetas Pimaco para personalizar o CD ROM.


VI - Recursos Didáticos e Pedagógicos

· Editor de texto

· Scanner

· Máquina Fotográfica

· Audacity

· Mídia Digital (Windows Movie Maker)

VII - Avaliação:

A avaliação será processual e contínua através da participação dos alunos. Cada atividade deverá ser pontuada através de autoavaliações coordenadas pelos professores do conteúdo.

VIII - Considerações Finais:

Quando propus este trabalho saberia que seria muito trabalhoso. Passei a ideia para os alunos e pedi que teriam que ter muita dedicação e comprometimento, todos aceitaram de imediato. As aulas aconteciam harmoniosas com muito respeito com a história de vida da família do colega. Todos os alunos se envolveram e realizaram o projeto.

O resultado final me faz ter a certeza que irei continuar este trabalho nos próximos anos.

IX - Referências Bibliográficas:

Pimpa, Matthew Lipman, Filosofia para Crianças – Editado pelo CBFC _ Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças – 1º Edição Unificada – Agosto de 1995

Programa Audacity Site: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm

Site: Youtube.com.br – Link da atividade de alguns alunos 5º Ano do Ensino Fundamental:

http://www.youtube.com/watch?v=ApAnQVfH6Kg

http://www.youtube.com/watch?v=xo-Zthxb1xg

Endereço no Youtube de alguns filmes prontos:
http://www.youtube.com/watch?v=xo-Zthxb1xg
http://www.youtube.com/watch?v=ApAnQVfH6Kg

View more presentations from Edna EdnaAraxa.

No Response to "Trabalho por projeto - História de Vida"

Postar um comentário